-
BOCA
Segundo a Organização Mundial da Saúde, as principais doenças que acometem a boca são o mau hálito (halitose), as aftas recorrentes, as amigdalas hipertróficas e com infecções recorrentes e os cáseos amigdalianos que causam uma sensação de desconforto ou irritação frequente. Além disso, podem ser citados o câncer bucal, cárie dentária, doenças gengivais e periodontais, maloclusões e lábio leporino e fendas palatinas. Saiba mais sobre as doenças da boca com os especialistas da Otorrino Santé.
-
CISTOS CERVICAIS E GLÂNDULA SALIVAR
Na Otorrino Santé também podemos informar e identificar os tumores que surgem na região do pescoço, chamados de nódulos ou massas, e que podem ser manifestações de diversas doenças que compreendem as neoplasias, processos inflamatórios e afecções congênitas. Seu diagnóstico diferencial fundamenta-se na avaliação clínica complementada por exames subsidiários. Entre os principais casos estão o cisto branquial, tireoglosso, nódulos congênitos e cálculos de glândulas salivares.
-
INFECÇÕES DE REPETIÇÃO
Enquadram-se nesta categoria as rinites infecciosas e sinusites, amigdalites recorrentes, laringites, otites e sialoadenites, que são as infecções das glândulas salivares. São doenças que causam incômodo no dia a dia e que mal controladas também predispõe ao desenvolvimento de infecções que podem ocorrer de forma repetida e desencadear outras patologias, como a asma.
Não sofra mais com isso, agende uma consulta na Otorrino Santé.
-
LARINGE
As doenças na região da laringe provocam alterações da voz, ocasionam o surgimento de cistos e nódulos de cordas vocais, lesões malignas e benignas de crescimento na laringe e tem relação com o esforço vocal e a utilização da voz como profissão. A laringe é um órgão em forma de pirâmide constituído por cartilagens, músculos e membranas, localizada na garganta, entre a traqueia e a base da língua, separada pela epiglote, uma espécie de válvula que se fecha durante a deglutição e abre-se para permitir o fluxo de ar durante a respiração. É nesta região em que estão as cordas vocais, pequenas pregas que vibram com a passagem do ar e fazem parte do aparelho fonador.
-
NARIZ E GARGANTA
O nariz se localiza na área mediana da face e se comunica diretamente com os seios paranasais, faringe e ouvidos. Assim, a emissão da voz e a audição também se dão devido a uma boa respiração nasal. Entre as doenças mais comuns dessa região estão a obstrução oronasal e alergias, as rinites alérgicas e sinusites, além da rinite ocupacional, o desvio de septo nasal, os pólipos nasais, o papiloma invertido e outras lesões atípicas do nariz, a hipertrofia de cornetos nasais, de adenoide, amigdalas e adeno-amigdaliana.
-
PERDA AUDITIVA
Cada parte do ouvido tem um papel fundamental para fornecer informações ao cérebro, portanto a perda auditiva é consequência de danos a uma ou várias partes do ouvido. Além da perda auditiva entre idosos e adultos, é importante prestar atenção no surgimento da doença na infância e também na otosclerose, uma patologia que pode causar surdez progressiva e normalmente é hereditária. O diagnóstico deve ser feito sempre por um profissional, otorrinolaringologista ou fonoaudiólogo, que testarão a audição para determinar o tipo e o grau da perda. Para realizar este atendimento procure um especialista da Otorrino Santé.
-
RONCO E APNEIA
O ronco é uma doença que se não for tratada adequadamente pode evoluir, trazendo inúmeros riscos à saúde. Provoca a obstrução parcial das vias aéreas superiores, dificultando a passagem do ar. Já a apneia do sono é o distúrbio no qual o indivíduo sofre breves e repetidas interrupções da respiração enquanto dorme. Entre as principais causas estão ganho de peso e obesidade, deposição de gordura no pescoço, adenoides e amígdalas grandes, desvio de septo, pólipos nasais, obstrução nasal, rinites, sinusites, entre outras. A avaliação do paciente por especialista é a única forma de diagnosticar e tratar a doença.
-
TONTURA E VERTIGEM
Tontura e vertigem podem ter significados parecidos, mas tem definições distintas. Vertigem quer dizer uma alucinação em movimento, enquanto na tontura o indivíduo tem a sensação de desequilíbrio ou a impressão que vai cair. Ambas são bastante desconfortáveis e podem ocorrer devido a diversos fatores como a redução da circulação de sangue na região do labirinto, traumatismo, infecção, alergias, tumores, doenças neurológicas e inflamações no labirinto, as labirintites. A labirintite é uma doença que pode acometer tanto o equilíbrio quanto a parte auditiva.